Versão para impressão Versão para impressão

Entrevista com o Pr Itamir Neves: Ensinando “Através da Bíblia”

Conheça mais sobre a vida e obra do Professor Itamir, e seus planos para a Conexão Primeira.

Pastor Itamir Neves durante pregação na PIBSA.

A escolha de um professor para o ensino de qualquer competência no âmbito da vida secular, requer intensa pesquisa e análise. Este cuidado visa garantir que tenhamos acesso, não somente a um conteúdo legítimo, bem como a técnicas pedagógicas que facilitem o aprendizado, afim de que através do conhecimento alcançado, possamos tomar decisões e atitudes corretas durante a aplicação desta habilidade na vida prática. Em nossa vida espiritual, esta premissa – baseada no senso comum – torna-se ainda mais crucial, pois ela terá reflexos diretos em nossa comunhão com Deus.
É, portanto, que temos a honra de apresentar a PIBSA, através desta entrevista, uma breve introdução a respeito do ilustre professor Itamir Neves de Souza, que nos foi enviado por Deus e selecionado pelo Pr. Marcos Grava para nos conduzir pelo caminho do aprendizado da Palavra de Deus e, consequente, edificação do corpo de Cristo.
Estamos especialmente felizes pois esta tarefa não poderia estar em melhores mãos, uma vez que o irmão Itamir Neves é pastor há 35 anos, produtor e apresentador do programa “Através da Bíblia”, da Rádio Trans Mundial, conferencista e também autor de vários livros. A lista de predicados continua, já que o Pastor Itamir Neves também é professor de teologia, bacharel em teologia pela FTBSP e mestre em Ciência da Religião pela UMESP.
Abaixo transcrevemos as respostas do Pastor Itamir a algumas perguntas, que foram a ele transmitidas pelo aplicativo WhatsApp.

Para conhecer um pouco mais sobre o irmão, conte-nos – Quem é o Pastor Itamir?
Itamir Neves de Souza, casado há 40 anos com a Clarabeti Stolochi Neves de Souza. Pai de 2 filhas e 1 filho e avô de 5 netos. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Faculdade Teológica Batista do Paraná e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Consagrado ao ministério pastoral em 1976 (42 anos). Professor de teologia há 40 anos. Professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo nos últimos 27 anos.
Produtor e apresentador de programas radiofônicos pela Rádio Trans Mundial (www.transmundial.com.br) desde 1991. Programas: Rádio Escola Boas Novas, Opinião, Através da Bíblia, Entendendo a Bíblia, Caminhos da Verdade em Jeremias e A Palavra em Canções.
Autor dos comentários bíblicos de Gênesis, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. Coautor dos livros: De volta à Palavra e A hora da restauração.

Como se deu sua vinda para congregar na Conexão Primeira?
Através do relacionamento com o Pr Marcos Grava no contexto das aulas na Faculdade Teológica Batista e na Rádio Trans Mundial fomos nos aproximando e daí surgiu a possibilidade de estar me envolvendo mais diretamente no ministério da PIBSA.

Quando ocorreu o convite para participar da equipe do Pastor Marcos Grava?
A ideia começou a surgir a partir de março, mas o convite oficial aconteceu em abril de 2018.

Quais foram as necessidades que lhe foram apresentadas pelo Pr. Marcos Grava?
O Pr Marcos Grava deseja desenvolver com profundidade o ministério de ensino da Palavra de Deus tanto na EBD, nas pregações e no treinamento de futuros líderes e vocacionados para o ministério, e, a partir daí o convite foi feito.

Quais são seus objetivos diante destas demandas?
Desejo cooperar, dando o máximo do que Deus me deu para desenvolver a área de ensino da igreja.

Você já tem elaborado um plano de ações?
Sim, junto com Pr Marcos Grava já traçamos algumas linhas mestras.

Em qual área de sua atuação, você enxerga maior possibilidade de crescimento/desenvolvimento na igreja?
Exatamente na área de ensino, em toda sua abrangência.

Qual mensagem você gostaria de deixar aos membros, por ocasião desta entrevista?
Agradeço a Deus pela oportunidade de poder me envolver no ministério da PIBSA. Vejo o potencial dela e percebo que Deus pode nos usar ainda poderosamente. Para isso é necessário estar fundamentados na sua Palavra. O estudo da Bíblia Sagrada, o seu conhecimento e sua prática em nossas vidas farão com que sejamos canais apropriados, “obreiros aprovados” para que o Senhor nos use para sua adoração, para o benefício do corpo de Cristo e para propagar o evangelho àqueles que não tem a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor!
Apesar de ser um texto muito conhecido vale a pena lembrar que devemos ser “firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso (nosso) trabalho não é vão” (1Co 15.58).